Notícias

18º forumdoc.bh começa nesta quinta

Retrospectiva do cineasta israelense Avi Mograbi, mostra que relaciona cinema e escola e homenagem a Eduardo Coutinho são alguns dos destaques

Seguindo seu propósito de debater e colocar em evidência produções que abordam as mais diversas perspectivas, sejam elas locais ou estrangeiras, o forumdoc está de volta a Belo Horizonte. Realizado pelo coletivo Filmes de Quintal, o festival  promove sua 18ª edição consecutiva entre 20 e 30 de novembro. Como sempre, a programação é totalmente gratuita, incluindo seminários e oficina, no Cine Humberto Mauro e Campus da UFMG. 

 

Mais de 60 filmes serão exibidos, desde produções contemporâneas, presentes nas Mostras Competitivas Nacional e Internacional, a obras fundamentais para o cinema de não-ficção e filmes que com este gênero dialogam. Nesta edição, o festival traz retrospectiva do cineasta israelense Avi Mograbi - que participa também ministrando uma oficina gratuita. O cineasta traz em seus filmes reflexões sobre a relação conflituosa entre palestinos e o governo de Israel, que marca a região e integra uma geração de documentaristas responsáveis pela inovação formal do gênero desde os anos 1990.

 

Dentro da seleção de retrospectivas, também será exibida a mostra A Escola e a Câmera, que traz um conjunto de filmes que tematizam a escola com seu foco em processos de socialização, adolescentes mais ou menos integrados, através da obra de realizadores clássicos do cinema mundial que trabalharam o assunto. Integram a mostra filmes como Zero de Conduta (1933), de Jean Vigo; A Pirâmide Humana(1959), de Jean Rouch; High School (1968), de Frederick Wiseman; Ser e Ter(2002), de Nicolas Philibert; Elogio ao Chiac (1969), de Michel Brault; entre outros.

 

Abertura| realizada no Cine Humberto Mauro, no dia 20, às 19 horas, a abertura presta tributo a Adirley Queirós, exibindo seu longa Branco Sai, Preto Fica, grande vencedor do Festival de Cinema de Brasília deste ano, com 13 prêmios, além de ter sido aclamado em eventos como o Festival de Cinema de Tiradentes. A sessão será comentada pelo diretor, que também dirigiu os filmes A Cidade é Uma Só? e Rap, o conto da Ceilândia.

 

Outro ponto de relevo do 18º forumdoc.bh são os filmes da  Mostra Competitiva Nacional e Internacional, trazendo, sobretudo, estreias de filmes fundamentais hoje no Brasil. Serão exibidos, em primeira mão: Brasil S/A (de Marcelo Pedroso), também vencedor em Brasília (melhor direção), Ventos de Agosto (Gabriel Mascaro), Ela Volta na Quinta (André Novais), Nova Dubai (Gustavo Vinagre), entre outros lançamentos. Estreiam ainda filmes de realizadores indígenas como Takumã Kuikuro (Kuikuro), Alberto Álvares (Guarani), Morzaniel Irati (Yanomami) com a presença dos realizadores. A Competitiva Internacional recebeu 250 filmes de várias partes do mundo e foram selecionados nove longas de países como França, EUA, Síria, Alemanha, Colômbia, Nepal, Reino Unido, Itália, Bélgica, China, Suíça, entre outros.  

 

Uma homenagem ao documentarista Eduardo Coutinho, que morreu em janeiro deste ano, também é um dos destaques da programação. Seu último filme A Família de Elizabeth Teixeira terá estreia em Belo Horizonte dentro do festival.Nesse longa, Coutinho volta à figura central de seu documentário Cabra Marcado para Morrer, de 1984, Elizabeth Teixeira, de 88 anos, sobrevivente da repressão às lutas camponesas na ditadura militar. Trinta anos depois, ele atualiza as conversas com Elizabeth, com quem nunca deixara de manter contato, e também com os filhos dela, que ele perdera de vista. A sessão será comentada pela pesquisadora Cláudia Mesquita.

 

Segundo Júnia Torres, que integra a coordenação do forumdoc.bh, além de ser uma referência para o audiovisual no Brasil, esse é o festival de cinema com o  maior número de edições já realizadas em Minas. “Nossa intenção é sempre exibir um panorama diversificado de filmes, chamar a atenção para as fronteiras entre realidade e ficção e fazer com que o participante reflita e se aprofunde na trajetória de autores essenciais para o cinema. É uma oportunidade para o espectador se aproximar de um cinema que produz reflexão, beleza e conhecimento sobre o mundo em que habitamos”. 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.