Notícias

23/11 - Ana Elisa Ribeiro no Sempre Um Papo

O Sempre Um Papo é realizado com o patrocínio da Gerdau, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais

A escritora Ana Elisa Ribeiro é a convidada do Sempre Um Papo para falar sobre o seu novo livro de poemas “Menos Ainda” (Impressões de Minas Editora), no qual ela traz diversas respostas para a pergunta: O que faz uma poeta? Com humor e ironia, a autora apresenta quarenta poemas que tratam sobre temas contemporâneos através do olhar e terreno do gênero feminino da poeta, contrapondo, por vezes, o universo literário historicamente feito por homens. A conversa será mediada por Afonso Borges e acontece no dia 23 de novembro, quarta-feira, às 19h, de forma online, com transmissão pelo YouTube do projeto.

Em “Menos Ainda”, Ana Elisa Ribeiro também apura a metalinguagem em seus poemas para tratar sobre assuntos que envolvem o mundo dos livros e da edição. Segundo Patrícia Lavelle, poeta e professora da PUC-Rio, “os estereótipos, discriminações e silenciamentos, obstáculos que cercam as trilhas desbravadas pelas poetas, são tematizados com perspicácia, humor e conhecimento de causa, afinal, além de poeta, Ana Elisa Ribeiro é pesquisadora e autora de ensaios sobre a atuação de mulheres no mercado editorial”, afirma a professora que assina o posfácio do livro. 

Ao fazerem a leitura do livro “Menos Ainda”, as leitoras e leitores encontrarão – além do humor e da crítica refinada dos poemas – dois materiais extras que complementam as reflexões da autora sobre o ofício de ser poeta. Ao final do livro, na orelha, há a “Ficha do Hotel Onde se Hospeda a Poeta” e a “Carteira de Trabalho”, ambos releituras cômicas de documentos oficiais (ou quase oficiais) que jogam e ri de si sobre a inadequação, por assim dizer, apontada à profissão de poeta. 

A publicação e a produção gráfica do livro ficou por conta da editora mineira Impressões de Minas. Com detalhes em relevo na capa e bolso artesanal na orelha do livro, Menos ainda traz elementos que acompanham as artimanhas poéticas da escritora. 

Ana Elisa Ribeiro é mineira de Belo Horizonte, autora de livros de poesia, conto, crônica, juvenis e infantis. Seus títulos mais recentes são Álbum (2018 ), lançado pela editora Relicário e vencedor do prêmio nacional Manaus, Dicionário de Imprecisões (2019), publicado pela Impressões de Minas e finalista do prêmio Jabuti de 2020, Doida pra escrever (2021, crônicas pela editora Moinhos) e Romieta e Julieu (2021), juvenil lançado pela editora RHJ, finalista do prêmio Jabuti 2022. É professora e pesquisadora do CEFET-MG, além de atuar como editora e coordenadora de coleções de poesia e prosa para editoras como a Moinhos, a Peirópolis e a Autêntica.

Leia dois poemas de Ana Elisa Ribeiro publicado no livro Menos Ainda

A musa do festival 

vai sempre haver
a nova poeta da vez a musa do festival
a bela bunda da festa a mais inteligente
e surpreendente 

– porque
se for inteligente
será surpreendente,
para toda essa banca
de editores, autores, doutores – 

vai sempre haver palavra para amortecer
nosso lote do inalcançável. 

Resposta formal do editor às pressas 

És da prosa. Ou da casa.
Não sabes fazer versos nem rimas.
Grudas as palavras com muito boa cola.
Não tens deste solfejo que arremata os versos. 

Publico poemas desta engenharia moderna Em balanço, os sentidos se sustentando no ar, Todos eles presos a vigas discretas
Feitas de milimétrico silêncio. 

PS: parabéns pelas bodas. Fizeste melhor em arranjar um poeta a quem apoiar orgulhosamente. Serviria bem também, talvez, um crítico, a quem pudesses esparsamente pedir licença. 

Sempre um Papo – 36 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Durante a pandemia, os encontros têm acontecido em formato virtual, com transmissão pelo YouTube do projeto.

Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do país, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é realizado com o patrocínio da Gerdau, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Serviço: Sempre Um Papo recebe Ana Elisa Ribeiro 
Dia 23 de novembro, quarta, às 19h
Local: YouTube do Sempre Um Papo
Informações: www.sempreumpapo.com.br

Foto: ana-elisa

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.