Notícias

Resultados do “Dialoga Turismo” serão apresentados nesta quinta-feira (3)

Representantes da cadeia produtiva do setor na capital apresentarão indicações de soluções desenvolvidas ao longo do programa

Nesta quinta-feira (3/12), o Sebrae Minas, em parceria com a Belotur e a Universidade Federa lde Minas Gerais (UFMG), promove o evento de encerramento do “Dialoga Turismo”. O encontro será realizado durante a 12ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Turismo de BH (COMTUR), por videoconferência, e contará com a presença do Presidente da Belotur, Gilberto Castro, e de representantes do Sebrae Minas. 

Parceiros e representantes da cadeia produtiva do turismo de Belo Horizonte apresentarão indicações de diretrizes para o turismo da capital, que nortearão as políticas públicas do setor no processo de retomada gradual da atividade turística pós-pandemia.

“O ‘Dialoga Turismo’ teve como objetivo abrir um canal de escuta e reflexão para repensar o setor turístico em Belo Horizonte. Foram seis meses de projeto, com reuniões e oficinas 100% on-line, distribuídas em quatro etapas: promoção e marketing, negócios e eventos, gastronomia e cultura e governança institucional”, explica o analista do Sebrae Minas Renato Lana.

Fortalecimento do turismo

Apesar da vocação turística, o cenário econômico desfavorável tem impactado o setor em Belo Horizonte, que teve sua situação agravada com o isolamento social provocado pela pandemia. Os pequenos negócios do setor foram um dos mais atingidos, uma vez que cerca de 95% do segmento é formado por micro e pequenas empresas.

É neste contexto, que o Sebrae Minas e outras entidades parceiras do setor uniram forças para enfrentar esses tempos difíceis. O “Dialoga Turismo” foi criado para apoiar os pequenos negócios do turismo da capital e ajudá-los a se adaptarem à nova realidade imposta pela Covid-19.

Ao longo de 2020, por meio deste projeto, o Sebrae Minas atuou no fortalecimento e empoderamento da governança local, envolvendo as entidades e lideranças do trade. Incentivou ainda, a inovação e a criação de novos modelos de negócios, além de ter capacitado e orientado as empresas na melhoria da gestão, na facilitação do acesso a crédito, inclusão digital e para novos mercados, beneficiando diretamente segmentos da gastronomia, eventos e promoção do destino, que fizeram de Belo Horizonte a “Cidade Criativa da Gastronomia”.

Para Lana, apesar dos resultados positivos obtidos com o “Dialoga Turismo”, há ainda muitos desafios pela frente. Segundo ele, é preciso inovar, incorporar a tecnologia à rotina dos empresários e empreendedores, buscar a integração com outros elos da própria cadeia e de outras, além de monitorar e incorporar novas tendências mundiais que moldam o perfil do turista. 

“É por isso que o Sebrae Minas mantém a missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios mineiros, em especial em Belo Horizonte, incentivando o processo de profissionalização e crescimento desses empreendimentos”, reforça Lana.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.