Notícias

Orquesta Atípica de Lhamas e Swing Safado lançam vinil em festa no próximo sábado, 8/12

Compacto da Vinyl Land traz faixas "Cómo te Lhama?" e "Dibetim"; festa acontece na Quadra da Escola de Samba Cidade Jardim

Duas bandas enérgicas, originadas de blocos que têm como propósito trabalhar ritmos pouco explorados pelo Carnaval de rua de BH. De um lado, a cumbia e as latinidades da Orquesta Atípica de Lhamas; de outro, o pagodão baiano e a pegada afro-brasileira do Swing Safado. Os dois grupos se encontram na festa Lhama Safada, que acontece no próximo sábado, 8/12, a partir das 22h, na Quadra da Escola de Samba Cidade Jardim. O evento marca o lançamento de um vinil compacto e exclusivo, prensado pela Vinyl Land Records, que traz as faixas "Cómo te Lhama? (Himno)", das Lhamas, e "Dibetim, do Swing Safado. Além dos shows das duas bandas, a festa produzida pela Cria Cultura conta com a discotecagem afiada de Luiz Valente e Naroca, DJs residentes da Geleia Geral Brasileira.

Proprietário da Vinyl Land, Valente comenta a escolha pelo vinil compacto e a ideia da festa para viabilizar o lançamento. "É um formato que não tem muita cultura no Brasil, mas que eu adoro. A princípio, queria levar o nome do selo para um sentido literal, como se fosse uma viagem à Vinil Lândia", brinca. "É quase um registro histórico para quem for no lançamento, uma peça exclusiva e eterna de um encontro inédito na música de BH. A escolha das Lhamas e do Swing veio pela qualidade das músicas e pela força de ambas no imaginário coletivo da cidade, além de serem fogo na pista e um presentão para os DJs que curtem a cultura dos toca-discos", completa.

Ainda segundo o DJ, a escolha de dois blocos de carnaval também dá sequência ao trabalho realizado no LP "Deita no Cimento – Músicas do Carnaval de Rua de BH", lançado pelo selo em 2014. “Uma das coisas mais legais desse novo Carnaval de BH é a temática dos blocos, que às vezes buscam inspiração de longe, como no caso das Lhamas com a cumbia e do Swing, com uma versão quase abaianada de um hit pop do outro lado do planeta. Além disso, ambas as músicas trazem nas letras referências à cidade e ao contexto dessa folia de rua", afirma.


Encontro musical

Compositor de "Cómo te Lhama?", hino do bloco homônimo que originou a Orquesta Atípica de Lhamas, Carlos Bolívia celebra a oportunidade de registrar a canção em um formato físico. "É muito interessante pensar o que o vinil significa hoje, com tantas plataformas digitais. O vinil tem esse lugar do afeto, é um suporte físico feito para durar, tem um valor documental", afirma, comentando aspectos da faixa, produzida e mixada por André Cabelo (Estúdio Engenho) e masterizada por Ygor Rajão, soprista da banda e produtor musical (Estúdio Motor). "A música mostra como a cumbia é transnacional e conquista gente de vários lugares. Tanto que o passeio da letra começa em Bogotá e termina em Madri, porque é um ritmo que atravessa continentes”, completa.

Jefferson Gomes, do Swing Safado, explica como surgiu "Dibetim", que faz uma paródia divertida da canção "El Arbi", do argelino Khaled. "A música surgiu no Carnaval do ano passado, em um ensaio do bloco. Eu sempre brincava com o tema, aí cantei no ensaio, todo mundo riu e gostou. Decidimos trabalhá-la musicalmente e, então, o Dedé Santaklaus, guitarrista do bloco, fez a gravação no estúdio dele, o Caramelo 47. A partir daí, ela foi pedida por vários DJs da cidade e tocou muito no Carnaval", conta o músico. "Agora, tivemos essa possibilidade incrível que a Vinyl Land proporcionou, de colocar a faixa neste compacto, junta com o hino das Lhamas, outro bloco que deu o que falar".

Gomes ressalta ainda a potência da festa, que acontece justamente na Quadra, lugar especial do Conjunto Santa Maria, comunidade onde foi criado o Swing Safado. "A festa vai juntar duas bandas que têm repertórios bem dançantes e envolventes. Quem for pode ter certeza que vai rebolar, suar e se jogar muito. Tem tudo para ser um estouro", instiga. Bolívia faz coro: "É um encontro muito feliz. São estilos diferentes, mas que trazem muita alegria. E é na Quadra, na região do Swing Safado. Vai ser uma festa muito bonita, com dois blocos que fazem dançar até cair. Um aquecimento para o Carnaval".

Foto:  Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.