Notícias

Mineirão, Coisas de Mineiro e Gás Produtora apresentam projeto de incentivo ao turismo e à gastronomia

Com o objetivo de fomentar o turismo e a gastronomia em Belo Horizonte, Gustavo Tavares, da Gás Produtora, Isabela Lapa, do blog Coisas de Mineiro, e o Estádio do Mineirão, vão realizar, entre os dias 04 a 08 de dezembro, o projeto “Coisas de Mineiro – edição Belo Horizonte”. Os convidados são influenciadores digitais e profissionais do turismo de diversas regiões do país

Com o patrocínio da Belotur e da Prefeitura de Belo Horizonte, ao longo da semana serão realizados passeios pelos principais pontos turísticos da cidade, além de uma apresentação da cena gastronômica da cidade, que recentemente recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.

Entre os lugares a serem visitados estão a região central da cidade, a Pampulha, o Mineirão, a Lagoinha, o Mercado Central, o Mercado Novo, o Circuito Praça da Liberdade e o Mirante Mangabeiras.

No Gigante da Pampulha, nesta 4ª feira (04), antes da partida Atlético e Botafogo, os participantes do “Coisas de Mineiro” terão a oportunidade de conhecer as cozinhas do estádio, onde são produzidos os famosos tropeirões que matam a fome dos torcedores. Os visitantes conhecerão também uma padaria que funciona nas dependências do Mineirão.

“O Mineirão é o maior palco de futebol e eventos da cidade e, claro, um dos grandes pontos turísticos da capital. Como grande fomentador da cultura e esporte, o Mineirão movimenta diversos segmentos, como hotelaria, transportes e, também, a gastronomia. Afinal, no estádio, é possível apreciar o tropeirão, o mais tradicional prato da culinária de futebol no Brasil”, destaca Ludmila Ximenes, gerente de Relações Institucionais do Mineirão.

É importante destacar a visita à Lagoinha, que será acompanhada pelo Daniel Queiroga, do Casas da Lagoinha. A região, que faz parte da história da fundação da cidade, esconde muitos segredos ao longo de suas ruas, e ainda abriga o Cemitério do Bonfim, que é considerado um museu a céu aberto e é ponto turístico oficial de Belo Horizonte.

O passeio ao Mercado Central será acompanhado pelo Edson Puiatti, coordenador do curso de gastronomia do Centro Universitário UNA, e estudioso da gastronomia mineira.

Por falar em gastronomia, nesse aspecto a programação também está intensa e conta com experiência de degustação de cafés no Cofice Casa Baanko, de cerveja artesanal na Cervejaria Albanos, de comida típica mineira nos restaurantes Dona Lucinha e Paladino, além da apresentação de outros conceitos de cozinha com visitas em restaurantes como Est! Est!! Est!!!, La Vera Pizzaria e Capitão Leitão.

Todos os participantes ficarão hospedados no Hotel Ouro Minas, que é apoiador do projeto e está em uma localização estratégica para todos os passeios que serão realizados.

O roteiro e a curadoria das experiências ficaram por conta da Isabela Lapa, que há quase quatro anos desenvolve o trabalho com o Coisas de Mineiro e tem como objetivo despertar no mineiro a sensação de pertencimento. “Só amamos um lugar quando nos sentimos parte dele e, para despertar esse sentimento é preciso vivenciar os espaços e aproveitar ao máximo o que eles têm a oferecer. É preciso olhar com calma e com afeto, e é esse olhar que tento passar diariamente no blog e que quero transmitir para os nossos convidados. Quero que eles voltem para casa levando Minas e Belo Horizonte no coração”.

O Mineirão, principal espaço para grandes eventos da cidade, receberá também o coquetel de encerramento do “Coisas de Mineiro”, no dia 07 de dezembro. O evento conta com organização e produção da Gás Produtora.

Gustavo Tavares, responsável pelo evento, destaca que “a ideia do encontro de encerramento é promover uma confraternização entre apaixonados por Belo Horizonte e ter a oportunidade de fazer um brinde ao aniversário da cidade, que é comemorado no dia 12 de dezembro”.

Sobre o projeto como um todo, ele ressalta que “Belo Horizonte é uma cidade surpreendente e é importante apresenta-lo sob um novo olhar para pessoas em todo Brasil.”

Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.