Notícias

Bíblia mundial do whisky confere selo ouro à bebida produzida em MG

Lamas Destilaria crava pontuação altíssima com mais um dos seus whiskies na Jim Murray’s Whisky Bible, uma das mais relevantes avaliações da indústria mundial da bebida

Não é à toa que a publicação sobre whiskies idealizada por Jim Murray, um guru mundial da indústria, foi batizada de “bíblia”. Anualmente, o periódico Jim Murray’s Whisky Bible avalia e confere pontuação aos principais rótulos da bebida ao redor do mundo. Na edição 2022, publicada este mês, a Lamas Destilaria reforçou sua posição de referência quando o assunto é whisky conquistando uma rara pontuação na escala de avaliação do evento: com seu Smoked Single Malt, uma edição limitada a 400 garrafas que esgotaram-se em menos de um mês de vendas, a destilaria alcançou 94 pontos e levou o selo Liquid Gold Award.

O Smoked Single Malt, um double wood maturado em barril de carvalho americano ex-bourbon e finalizado em carvalho americano ex-Durak – cerveja Russian Imperial Stout, produzida também pela Lamas Destilaria – oferece um resultado único, de sabor marcante e com peculiar defumado. 

Criado em parceria com Cesar Adames, especialista no mercado de tabacos e bebidas, o rótulo se tornou uma ótima opção aos que gostam de aromas, sabores intensos e charuto. “Esse rótulo foi criado com base em três pontos importantes, sendo eles seu malte defumado, a segunda maturação em barricas que tiveram cerveja Stout, e a potência de teor alcoólico”, reforça Cesar, cocriador da bebida.

De acordo com Luciana Lamas, sócia da Lamas Destilaria, a composição base do Smoked Single Malt passa pelo também premiado Nimbus, outro rótulo single malt da destilaria que registrou, em 2021, 93 pontos na Jim Murray’s Whisky Bible. “O Smoked conta com um sensorial muito bem definido, que tem na sua finalização grande parte do seu diferencial. As características da cerveja forte e encorpada, com um toque da doçura que ficou impregnada nos barris, equilibrou muito bem com o toque defumado do whisky, que associado a um teor alcoólico de 51%, tornaram o Smoked uma excelente opção para harmonização com charutos”, explica a empreendedora.

E não foi só o Smoked que representou o whisky brasileiro na avaliação. Outros rótulos da Lamas não só estiveram presentes, como também conquistaram pontuações altíssimas dos organizadores. O Caledônia II, outra edição limitada desta vez criada em parceria com Maurício Porto, sócio fundador do “templo do whisky” na capital paulista, o homônimo Caledônia, recebeu 93 pontos. O Canem, rótulo de linha da destilaria, alcançou 88 pontos. O Verus e o Plenus, que também são produzidos regularmente pela Lamas, viram suas notas aumentarem da edição passada para a atual, saindo de 87 e 85,5, para 88,5 e 86,6, respectivamente.

Imagem: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.