Notícias

MM Gerdau lança novas exposições na próxima semana

Exposições permanentes dedicadas ao nióbio, aço e aços especiais podem ser conferidas no Museu a partir do dia 13

Os minerais estão presentes em praticamente tudo em nosso dia a dia. Eles constituem a matéria-prima de grande parte dos objetos e utensílios que usamos. De um clip de papel aos componentes de uma turbina de avião. Para ampliar o conhecimento e debate sobre esse universo o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal amplia sua expografia com espaços que podem ser visitados a partir da próxima quinta-feira, dia 13.

No novo “Espaço do Aço”, localizado no térreo do Museu, o público poderá entender a importância desse metal, suas curiosidades, potencial de inovação e seu papel na economia circular. De forma interativa e moderna, os visitantes poderão entender melhor a importância do aço na vida das pessoas e conhecer invenções e processos criativos que mudaram nossa vida.

Já no primeiro andar, uma sala será dedicada ao nióbio, com mobiliário e conteúdo exclusivos projetados para o Museu. Uma linha do tempo cronológica e interativa irá mostrar a origem e processos aos quais este metal é submetido até chegar às nossas “mãos”. A “Sala do Nióbio” está localizada ao lado da “Sala Djalma Guimarães”, que conta um pouco sobre a história desse cientista e geólogo brasileiro, que, entre outras conquistas de sua carreira, está a descoberta de jazidas de nióbio, em Araxá, Minas Gerais, resultando em um importante impacto econômico para o estado e tornando o Brasil um dos maiores produtores de nióbio do mundo.

No segundo andar, a atração Janelas para o Mundo ganhou um novo vídeo com conteúdo sobre os Aços Especiais, seus tipos e suas classificações. “Minas Gerais traz sua riqueza no nome, história, economia e na identidade dos mineiros. As novas exposições chegam como um presente para o público no sentido de ampliar a experiência do visitante sobre o universo da Geociências, com novos conteúdos sobre aço e nióbio. Como Museu dedicado a ciência e tecnologia, a nova expografia vem democratizar a ciência de forma atrativa e interativa” explica Márcia Guimarães, gestora do Museu.

Os novos espaços foram criados em parceria e com incentivo da Gerdau e da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

Conheça o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 18 áreas expositivas, estão 44 atrações que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, onde funciona o espaço cultural, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau. O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a museografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas.

Foto: Eduardo Francischelli

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.