Notícias

Biografia do primeiro presidente do Crea-MG ganha a sua segunda edição

O livro será lançado na sede do Conselho, no dia 12/12, ocasião que também será inaugurada a exposição Memórias Urbana da Capital Mineira

A segunda edição do livro “Cavaleiro Andante da Engenharia: memória e trajetória de Lourenço Baeta Neves”, que traz a biografia do primeiro presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), será lançada no dia 12 de dezembro de 2022, às 10h, na sede do Conselho, em Belo Horizonte. A obra, que foi escrita pela historiadora e pesquisadora Gabriela Dias Mantovani, traz com mais riquezas de detalhes os caminhos percorridos por Baeta Neves que o levaram a ser uma figura expoente da engenharia. 

O livro é um extenso trabalho de recuperação do acervo  pessoal e documental. Entre folhetos, documentos, plantas, planos de aula, fotografias, a publicação conta, ao longo das páginas, a trajetória do engenheiro. “Resgatar a imagem e o nome desse grande presidente e  professor é também contar boa parte da história da engenharia em Minas Gerais e no Brasil. E esta segunda edição é uma mostra do interesse do público, isso é muito gratificante”, conta o coordenador do Memorial e Espaço Engenheiro Lourenço Baeta Neves, instalado na sede do Conselho, engenheiro mecânico e eletricista Ederson Bustamante.

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, reforça a importância do registro das memórias do Baeta Neves para que as suas realizações não se percam.  “Mesmo após mais de sete décadas da sua morte, a sua presença é muito marcante na engenharia. Não são raras as histórias ouvidas dos seus feitos, do seu engajamento e entusiasmo em levar a engenharia brasileira a outro patamar”, conta Lucio. Ele ressalta ainda a postura visionária do Baeta Neves. “Ele percebeu o seu importante papel de fomentar o desenvolvimento em um Brasil que iniciava sua urbanização. Essa sua paixão evidente em contribuir para o bem coletivo é inspiradora”, afirma Lucio.  

Na ocasião do lançamento do livro, também será inaugurada a exposição Memórias Urbanas da Capital Mineira, que mostrará uma Belo Horizonte da primeira metade do século XX, período em que Baeta Neves viveu na cidade.

Trajetória - O engenheiro Lourenço Baeta Neves nasceu em Ouro Preto em 1876, mas passou boa parte da sua vida em Belo Horizonte, onde faleceu em 1948. Durante parte considerável da sua trajetória profissional, exerceu atividades como engenheiro sanitarista e na docência. O engenheiro foi um dos fundadores e professor da então Escola Livre de Engenharia de Belo Horizonte, que posteriormente passou a fazer parte da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), local em que recebeu o apelido de cavaleiro andante da engenharia. Ocupou ainda vários cargos públicos, foi prefeito da cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas, e posteriormente deputado federal. Como parlamentar, elaborou o decreto 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamentou as profissões de engenheiro, arquiteto e agrimensor e que criou os Creas do Brasil, culminando com sua eleição como o primeiro presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura da 4ª Região, que abrangia os estados de Minas Gerais e Goiás e tinha sede em Belo Horizonte.

Serviço

Data: 12/12/2022

Horário: 10h

Local: Memorial e Espaço Engenheiro Lourenço Baeta Neves – Sede do Crea-MG - Av Álvares Cabral, 1600, Santo Agostinho.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.